Projeto da escola

Projeto em construção...

Projeto Missões no Contexto Histórico

PROJETO
MISSÕES NO CONTEXTO HISTÓRICO


OBJETIVO GERAL:

  • Oportunizar aos educandos uma aprendizagem significativa sobre Missões e seu contexto na história, sobre a identidade do gaúcho e as regiões do Brasil, de modo que aprenda por si próprio integrando as várias áreas do conhecimento e contextualizando com sua realidade para que desenvolva suas competências, habilidades e atitudes, sendo capaz de usar as novas tecnologias para enriquecer a mediação pedagógica, favorecendo a produção do conhecimento atualizado e contínuo e assim aprender a aprender.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • “O ensino e a aprendizagem da História estão voltados inicialmente para atividades em que os alunos possam compreender as semelhanças e as diferenças, as permanências e as transformações no modo de vida social, cultural e econômico de sua localidade no presente e no passado, mediante a leitura de diferentes obras humanas”. (Brasília: MEC/SEC, 1997, vol.5, p.49)
  • Planejar com os colegas e programar ações pedagógicas com os alunos na escola, usando os recursos do laptop;
  • Assistir alguns vídeos de professores que já trabalharam com projetos de aprendizagem;
  • Visitar alguns links com projetos de aprendizagem;
  • Historiar, visitar, ouvir, olhar, fazer e narrar à história das Missões;
  • Relacionar o presente e o passado como um componente capaz de iluminar o conhecimento e interpretação da nossa realidade;
  • Proporcionar aos alunos conhecimentos da nossa História das Missões para estar consciente do mundo e construir de maneira crítica a admiração pela nossa cidade;
  • Entendendo e se localizando como agente da história para entender sua dimensão na vida da humanidade;
  • Olhar a realidade com olhos de historiados como quem sai procurando poesia;
·        Localizar informações em diferentes tipos de fontes (palestras, entrevistas, pesquisas bibliográficas, imagens, vídeos...) distinguindo o tratamento da questão das Missões como parte da história, sociedade e economia.
·        Ler mapas, ilustrações sobre o meio ambiente missioneiro, fauna e flora nativa da região das Missões, testemunhos históricos, documentos, imagens, ruínas;
·        Escrever textos e relatórios;
·        Resolver problemas a partir de situações propostas, análise, comparação, confrontação de informações, turismo, degradação e preservação dos monumentos históricos dos sítios arqueológicos, interpretação de documentos ou obras de caráter histórico, como também comportamentos regionais típicos do Brasil.
Sala de Recursos:
  • Montar as peças “A cobra Grande” e “A Corrente” com alunos da Sala de Recursos e outros;
  • Cantar uma música sobre o tema com os 4ºs anos e alunos da Sala de Recursos;
  • Pesquisar sobre Santo Ângelo Custódio e fazer um texto para divulgar na escola;
  • Montar maquete de uma “Missão”;
  • Usar fantoches para contar a história dos 7 Povos.
1º, 2º e 3º Anos:
  • Pesquisar e estudar a história de nosso município, sua fundação, seus pontos turísticos, seu povo e sua cultura, bem como visitar, em loco, o que ainda existe para entender o passado e sua relação com o presente;
  • Conhecer as principais lendas missioneiras, através de pesquisas, leituras e reescritas destas pelos alunos;
  • Construir maquetes a partir das visitas feitas aos pontos turísticos de Santo Ângelo, utilizando materiais recicláveis;
  • Confeccionar, a partir do estudo das lendas missioneiras, dobraduras, fantoches, recortes, colagens e painéis;
  • Desenvolver a expressão oral, a desinibição e a integração, através da dramatização das principais lendas missioneiras e da musicalidade.
4º anos
·        Saber localizar Santo Ângelo, para situar-se no meio em que vive através da observação em mapas e leituras.
·        Conhecer através de pesquisas em sites metereológicos e livros, o clima, a vegetação e o relevo de nosso município, além do estudo de mapas e textos.
·        Reconhecer a importância da indústria e comércio para o desenvolvimento de nosso município visando valorizar a qualidade de vida da comunidade.
·        Saber diferenciar a Zona Rural da Zona Urbana com suas características próprias.
·        Conhecer os pontos turísticos de Santo Ângelo, para seu conhecimento respeitando-os, através de visitas e estudos.
·        Conhecer os serviços públicos do município e como funcionam a serviço da cidadania.
·        Conhecer os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município, para compreender a atuação e a responsabilidade de cada um, para desenvolver a cidadania.
·        Conhecer a história das populações nativas locais (indígenas), seu modo de vida, quanto aos aspectos sociais, econômicos, religiosos e culturais e sua influência na vida cidadã, para respeitá-los.
·        Conhecer a Região das Missões para compreender sua história e sua importância no contexto regional e mundial, através de estudos de textos, fatos e visitas;
5º Ano
·        Localizar as Missões (com seus respectivos nomes) na América do Sul;
·        Pesquisar a História dos padres Jesuítas;
·        Assistir o filme “Missões” e elaborar uma resenha para publicação em jornal;
·        Montar recital de poesias com o tema “Missões” e convidar os autores para a apresentação.
Matemática – 5ª a 8ª séries:
  • Adaptar o tema do Projeto a disciplina de matemática após visitas aos pontos turísticos de nossa cidade e região, palestras, pesquisas na internet e viagem de conhecimento.
Português – 5ª a 8ª séries:
  • Pesquisar sobre as Missões dentro do contexto histórico para que o educando amplie seus conhecimentos sobre a cultura missioneira e dessa forma produza textos relacionados ao assunto;
Língua Espanhola – 5ª a 8ª séries:
  • Comparar a cultura da região missioneira com a região de San Ignácio na Argentina, para que percebam a influência da língua espanhola na linguagem do povo gaúcho.
Ciências – 5ª e 6ª séries:
  • Identificar a fauna e a flora nativa da região das missões;
  • Analisar textos, mapas e ilustrações sobre o meio ambiente missioneiro;
  • Pesquisar e conscientizar os educandos sobre as relações existentes entre o turismo, degradação e a preservação do meio ambiente dos sítios arqueológicos.
  • Identificar as espécies da fauna e flora missioneiras ameaçadas de extinção;
  • Verificar as aplicações das ervas medicinais para curar patologias humanas na região das missões.
Ciências – 7ª e 8ª séries:
  • Verificar com os educandos, os prejuízos provocados pela acidez do solo e pela chuva ácida nos sítios arqueológicos e na flora missioneira;
  • Analisar os procedimentos para a conservação dos monumentos históricos e dos sítios arqueológicos da região das missões.

JUSTIFICATIVA:
Vivemos em uma região rica historicamente, que contribuiu muito com a realidade brasileira, com seu trabalho, sua arte, seus costumes, sua luta em defesa da sua terra e sua gente.
A história deste povo deve ser constantemente estudada por nós que vivemos aqui para que nos sirva de exemplos às coisas boas que aqui aconteceram e que os fatos ruins não voltem a acontecer. Que seja um pilar de um novo olhar e este deve ser compartilhado com outras pessoas, a fim de que nossa história não tenha fronteiras.
Queremos que nossos alunos conheçam nossa história, pesquisando e vendo em loco, os fatos e que usem as ferramentas necessárias como aporte a um conhecimento mais próximo possível do real.
O conhecimento e a compreensão da história nos levam a ação e a mudança, com a responsabilidade de ter nas mãos a história, a memória e a consciência histórica, com segurança, sendo dono de seu presente e futuro.
A história funcional propõe contemplar heróis e a história dialética a superação das contradições, desta forma é da complexidade do todo que se relacionam as verdades, se move os processos e as práticas em suas multiplicidades de processos oportunizando sair do individual para o coletivo diante desta nova realidade global.
Desta forma justifica-se esta proposta pedagógica.

ESTRATÉGIAS E AÇÕES:
Primeiramente as turmas terão uma linha de estudos que serão explanados pelos professores e suas respectivas áreas, sendo que será dividido da seguinte forma:
O tema “Lendas missioneiras” ficará a cargo do 1º, 2º e 3º anos.
O tema “Santo Ângelo” ficará a cargo dos 4º anos.
O tema “Missões” ficará a cargo das 5ª, 6ª séries e 5º ano.
O Tema “Ser Gaúcho” ficará a cargo da 7ª série.
O tema “Regiões do Brasil” ficará a cargo da 8ª série.
Serão feitos:
·        Visitações aos pontos turísticos de nossa cidade;
·        Visita ao núcleo de arqueologia, ao lado do museu e conversa com a arqueóloga Raquel;
·        Visita à exposição de fotografias de Santo Ângelo no Acervo Histórico para comparar o ontem com o hoje;
·        Visita ao Centro de Cultura para ver a exposição sobre arqueologia missioneira na semana dos dias 15 a 20 de agosto;
·        Passeio turístico com a guia Nadir (URI), aos pontos turísticos de Santo Ângelo para professores;
·        Palestras proferidas pela professora Nadir (URI) e pelo autor da Academia Santoangelense de Letras, Otávio Reich;
·        Palestra com representantes do Caminho das Missões;
·        Pesquisas na Internet;
·        Viagem a São Nicolau, Caaró, São Lourenço, São Miguel e São João;
·        Teleconferência com escola de Carazinho para troca de conhecimentos e experiências;

ATIVIDADES
Geografia
5ª série/ 6ª série? 8ª série

_ Os Sete povos das Missões:
  • São Francisco de Borja (1682)
  • São Nicolau (1687)
  • São Luiz Gonzaga (1687)
  • São Miguel Arcanjo (1687)
  • São Lourenço Mártir (1690)
  • São João Batista (1697)
  • Santo Ângelo (1706)
_ Rota Missões

5ª série
_ As missões jesuítico-guarani; localização,
_ As reduções brasileiras na atualidade – Sítios arqueológicos ( Visitas)
_ Clima e vegetação – Bioma campo
_Preservação de Ecossistemas _ Ação do ser humano no espaço geográfico

6ª série
_ Estrutura, economia, administração e vida social nas missões / Divisão do trabalho.
_ Ocupação humana
_ ligação com as Missões Jesuíticas na Argentina e Paraguai / Tratado de Madri
_ Decadência das reduções
_ Linha do tempo: colonização pós reduções.

8ª série
_A região das Missões no território brasileiro
_ Europa e influência nas Missões; países que se comprometeram a defender o cristianismo – Companhia de Jesus.
_Arte missioneira e influência no país.
_ A presença e influência missioneira na regionalização do Brasil – Diferenças regionais
_ visitas, registros e apresentação em vídeo.

RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS:
  • Historiadores, responsáveis pelo Centro Histórico de São Miguel e Santo Ângelo, responsáveis pelo Projeto Caminho das Missões, professores, alunos e palestrantes.
  • Livros, revistas, internet, laptop, pesquisas, máquinas filmadoras e fotográficas, ônibus, carros, vídeos, filmes, blogs, videoconferências, maquetes e entrevistas.

DURAÇÃO:
  • De Agosto a Dezembro de 2011.
Fonte: Este projeto foi retirado do blog da escola em 10/08/2011.